Slideshow image

Boracéia recebe a Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania



“Sou admirador do governador Geraldo Alckmin que elegeu como prioridade “cuidar de gente” e aqui procuro fazer o mesmo”, iniciou assim a recepção aos convidados da “6ª Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania”, etapa realizada em Boracéia, no último dia 8, que ainda vai passar por 11 cidades, o evento foi aberto com o desfile de Moda Inclusiva, onde alunos da APAE de Bariri/SP desfilaram roupas diferenciadas na ergonomia e com facilidades para pessoas com deficiência, criadas por profissionais da Moda.

Após o desfile, a aluna Paula Capobianco da APAE Boracéia e alunos da APAE Bariri encenaram danças. Carlos Cruz, diretor da APM elogiou o prefeito Marcos Bilancieri por estar realizando melhorias na cidade, contribuindo para que o Estado de São Paulo seja o mais completo em acessibilidade do Brasil. Sebastião Misiara, presidente da Uvesp disse que todos devem estar juntos, pessoas que possuem ou não deficiência, combater o preconceito desde cedo, e incluir estas em qualquer atividade, inclusive esportiva – “Estamos aqui cumprindo uma missão dada pela parceria feita em nome do Governo do Estado e da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência” afirmou.

O prefeito Marcos Bilancieri disse que o município está investindo 30 milhões em recursos recebidos do Estado em construções e acessibilidade, realizou também três importantes atos pra população com a entrega de uma van adaptada para cadeirantes para a área da saúde, a convocação de uma concursada para ser cuidadora de pessoas com deficiência em escolas e aprovou o Projeto Municipal 34/2015, que isenta o pagamento de IPTU para imóveis que possuem pessoas com deficiência na família, junto ao vereador Gabriel Bergamin, presidente da Câmara Municipal.

Cid Torquato, secretário adjunto da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, elogiou a atitude do prefeito e o envolvimento de todos da cidade para a realização do evento, que contou com representantes de 15 municípios da região. “Não podemos errar pra frente”, disse Torquato ao propor que prefeitos e vereadores pensem com urgência na mobilidade urbana. “Assim, as pessoas com deficiência não ficam privadas de exercer seu direito de ir e vir”. A secretária Linamara Rizzo Batistella enviou mensagem e, em nome do governador Alckmin, cumprimentou Boracéia pelo aniversário e reafirmou as palavras do seu adjunto com relação à mobilidade urbana. “É importante valorizar a mobilidade urbana dos municípios e formar o que chamamos de rotas estratégicas, para garantir a acessibilidade a escolas, hospitais, prontos socorros e, também, para o lazer”, destacou a responsável pela pasta.

Para finalizar os trabalhos da manhã, o coral da APAE Bariri se apresentou com a música Final Feliz, Marinalva da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho falou sobre os direitos de trabalho e emprego para pessoas com deficiência e a para-atleta Shirlene Santos Coelho falou sobre a importância do esporte para pessoas com deficiência com três medalhas de ouro em paraolimpíadas e parapanamericanos.

O encontro regional sobre violência contra pessoas com deficiência foi mediado pelo psicólogo Marco Aurélio Teixeira de Queiroz da APAE São Paulo, onde foi discutido e debatido o que é deficiência com a Profª Dra Rita de Cassia Klieber Barbosa; residência inclusiva com o coordenador do serviço de acolhimento em residência inclusiva da APAE Bauru – Roberto Francischetti Filho; Luiz Carlos Lopes apresentou dados sobre as pessoas com deficiência que sofriam agressões; e as características da violência contra as pessoas com deficiência com a Profª Dra Sabrina D’Affonso, pós doutora em educação especial. A região de Baurú apresentou dados significativos que merecem estudo e interpretação, onde trezentas e oitenta e seis pessoas com deficiência sofreram agressão. O jornalista Luiz Carlos Lopes coordenou os trabalhos com ampla participação de assistentes sociais.

Auditório lotado com a presença de prefeitos, vereadores , secretários municipais e representantes dos conselhos , o evento contou com a integração de todas as secretarias municipais do município que completou 56 anos. A caravana fez parte oficial dos festejos. Estiveram presentes também Luiz Carlos Lopes – Coordenador do Programa Estadual de Prevenção e Combate à Violência contra pessoas com deficiência, Cid Torquato – Secretário Adjunto da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Sebastião Misiara – Presidente da Uvesp, Carlos Cruz – Diretor da APM, Marcos Bilancieri – Prefeito de Boraceia, Valdir de Melo – Vice-Prefeito de Boraceia e Gabriel Bergamin - Presidente da Câmara Municipal de Boraceia.


Seu Nome

Seu E-mail











Edição Edição 145
Rua Pamplona, n. 1188 - sala 73 - Jardim Paulista - CEP 01405-001 - São Paulo - SP - Telefones (11) 3884.6746 / 3884.6661.